O QUE É?
O contorno do rosto nada mais é do que o uso de uma cor mais escura e de uma cor mais clara do que seu tom de pele em áreas específicas do rosto, que ajudarão a definir melhor os traços, assim como afiná-los. Como já falei em outro post, é preciso termos em mente que tudo que é mais escuro dá a sensação de profundidade, enquanto cores claras tendem a sobressair algo, tornar mais evidente. Assim, para acentuarmos, "aumentarmos" determinada região do rosto, usamos o iluminador, enquanto para escondermos, "diminuirmos", usamos uma cor escura.
Se tem uma celebrity que não vive sem essa técnica é a Kim Kardashian! Há um tempo atrás ela postou essa foto, revelando o segredo daquela pele sempre perfeita: o jogo de luz e sombra feito com contorno e iluminação!
Para chocar ainda mais, uma foto da Kim com e sem a técnica:
COMO USAR?
A cor mais escura deve ser aplicada:
1 - Abaixo do ossinho da maçã do rosto, seguindo seu desenho, para afinar o rosto, indo desde a orelha até próximo do nariz.
2 - Nas laterais da testa, caso pretenda diminuí-la, bem rente à raiz dos cabelos.
3 - Na linha da mandíbula, para definir melhor os limites do rosto, marcando o maxilar.
4 - Nas laterais do nariz, se pretender afiná-lo, e também na ponta, para deixá-lo mais empinadinho.
5- Sobre o côncavo, para dar profundidade aos olhos.
A cor mais clara, por sua vez, deve ser aplicada:
6- Abaixo dos olhos, formando meio que um triângulo invertido, para iluminar abaixo dos olhos.
7 - No centro do queixo, se pretender destacá-lo mais. Se seu queixo for mais protuberante, aplique iluminador abaixo dele, e não no centro.
8 - Entre o nariz e a boca, na curvinha do lábio, para dar a impressão de lábios mais volumosos.
9 - No centro do nariz, se quiser destacar o centro.
10 - No centro da testa, se quiser ressaltá-la.
É claro que nada disso é regra! A técnica irá variar conforme cada formato de rosto e de acordo com o que você pretende destacar ou esconder.
Abaixo, a técnica para cada formato de rosto:
QUAIS PRODUTOS USAR?
Quanto aos produtos, não há mistério! Podem ser bases, pós ou corretivos mais escuros 2 ou 3 tons que sua pele, para contornar, e mais claros 1 a 2 tons, para iluminar. Lembrando que tudo deve ser muito sutil, de forma que as cores fiquem bem esfumadas e mescladas. É importante que não fique nada marcado, para não ficar artificial:
COMO FAZER?
A técnica pode ser feita de duas formas:
- Antes da base: Usa-se produtos em creme, marcando bem as regiões do rosto, e em seguida, aplica-se uma fina camada da base de sua cor, para mesclar os tons claros e escuros. É um pouco mais complicado de mesclar as cores, porém dura mais. Recomendo para a noite.
- Depois da base e do pó: Usa-se produtos em pó, marcando-se bem as regiões desejadas. Em seguida, é só esfumar as marcações com o pó compacto de seu tom de pele e um pincel bem fofo! É mais fácil de fazer, sobretudo para iniciantes, porém dura menos. Recomendo para o dia - a -dia.
Para finalizar, um antes, durante e depois da técnica de iluminação e contorno da top maquiadora Luciane Ferraes. Tem vídeo no canal dela explicando!!
Espero que tenham gostado!