7 de março de 2014

Tudo sobre blush: tipos, cores, onde aplicar...




No último post do nosso “Guia de Maquiagem para iniciantes”, falei sobre como usar o jogo de luz e sombra para esconder certos pontos do rosto, e ressaltar outros, usando de contorno e iluminação. Se você perdeu algum dos passos do nosso guia, não tem problema! Aqui vai a relação de todos os posts, é só clicar:


Então agora que já sabemos como cuidar da pele, como aplicar o primer, a base, o corretivo, o pó e como iluminar e contornar, é hora de dar uma corzinha a mais no nosso rosto, dando a ele um ar mais saudável! Mas se engana quem pensa que essa é a única função do blush! Ele também ajuda a definir o formato do rosto, melhorar a fisionomia e até a rejuvenescer. Isso, claro, se usado da forma correta, caso contrário, pode lhe deixar com um formato de rosto estranho e até mais velha, daí a importância de o adequarmos ao nosso formato de rosto e ao nosso tom de pele.

Mas vamos por partes...








Existem basicamente 4 tipos de blush no mercado:

Pó compacto ou pó solto – Ainda é o mais usado, devendo ser aplicado com um pincel mediano fofinho, uniforme ou chanfrado. É ideal para quem tem a pele oleosa.



Líquidos – os blushes líquidos possuem uma melhor fixação na pele, possuindo, em regra, uma durabilidade maior. Podem ser usados sozinhos ou sob o blush em pó, e podem ser espalhados com os próprios dedos. Também é ótimo para quem tem a pele oleosa.


Creme – Os blushes em creme também podem ser espalhados com os dedos ou com um pincel de topo reto ou duo fiber. É mais indicado para quem tem a pele seca.



Mousse – Esse tipo de blush, bem raro de achar, é um pouco mais leve que o blush em creme, possuindo uma textura mais suave. Pode ser aplicado da mesma forma que o em creme. Não é muito indicado para dias quentes, pois pode derreter.


A aplicação do blush vai depender muito do formato do seu rosto, pois é com base nele que você saberá onde deve aplicar o produto.

Rosto Oval – Aplique exatamente sobre as maçãs do rosto (sabe quando a gente dá um meio sorrisinho e uma parte das bochechas salta? Então, é lá!) e vá puxando em direção às têmporas.



Rosto Longo e fino – Para equilibrar o formato do rosto, aplique o blush sobre as maçãs e puxe em direção às orelhas, em uma direção quase horizontal, apenas levemente inclinada para cima. É bom aplicar também na ponta do queixo, para diminuí-lo.



Rosto Redondo – Para afinar o rosto, aplique o produto no centro das maçãs e vá subindo até a ponta superior da orelha.



Quadrado – Aplique o blush em um formato mais arredondado (sempre muito esfumado!), nas maçãs do rosto.



Triângulo invertido - Procure aplicar o blush também em um formato mais arredondado, puxando levemente para as têmporas, mas a linha aqui deve ser mais grossa e esfumada do que no rosto redondo.









Uma vez escolhido o tipo de blush e sabendo onde você deve aplicá-lo, é preciso atentar para quais cores ficarão boas no seu tom de pele.

Pele Clara –  Opte por cores mais clarinhas, como pêssego, bege rosado, rosa claro ou um rosinha mais escuro (porém não tanto, e bem esfumado SEMPRE!)


Pele Média – Pode usar quase todas as cores, desde que não muito claras: Rosa claro, pêssego, marrom claro, bege rosado e lilás.


Pele Morena e Negra – Escolha cores mais puxadas para o marrom, bronze, coral, lilás, cereja e vinho.



Ufa! Acho que falei tudo! haha
Espero que tenham gostado das dicas! E lembrem-se: Nada de sair por aí com chinelada na cara fazendo cosplay de palhacinha! Bom senso sempre! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário