28 de agosto de 2013

Antes da maquiagem: Cuidados com a Pele.

Eu sempre gostei muito de blogs de maquiagem, mas devo confessar que sempre que via um post falando sobre cuidados com a pele, limpeza, filtro solar e etc., eu pulava. Isso até aprender a importância de uma pele bem cuidada, inclusive para a própria fixação da maquiagem, que fica muito mais bonita e dura muito mais em uma pele devidamente limpa, tonificada e hidratada, com a oleosidade e os poros sob controle.

Pensando nisso, vim falar um pouco sobre os cuidados básicos com a pele. Depois deste post, pretendo fazer uma série de maquiagem para iniciantes, um post para cada passo da maquiagem: primer, base, corretivo, pó, etc., explicando o que é cada coisa, como aplicar, qual a finalidade...
Mas por hora, e primordialmente, antes de aplicar qualquer coisa no rosto, precisamos cuidar da pele.

Sabe aquela história dos três passos para uma pele perfeita? LIMPAR, TONIFICAR E HIDRATAR? Ela é verdadeira!. E eu ainda adicionaria um 4º passo: PROTEGER. Vamos ver o que é cada um deles?


- 1º PASSO – LIMPAR :  Destina-se a retirar o “grosso” da pele (haha), oleosidade (Alô, Belém), resto de maquiagem, poluição, etc. Podem ser cremes, sabonetes, loções, desde que sejam PARA O ROSTO. A sua escolha vai depender sempre do seu tipo de pele, se seca, normal, mista, ou oleosa.

- 2º PASSO – TONIFICAR : Se você tem interesse em controlar a oleosidade e o tamanho dos poros do rosto, então o tônico deve ser o seu melhor amigo! É ele quem vai retirar as sujeirinhas mais resistentes e equilibrar o ph da pele, diminuindo, assim, a oleosidade, além de deixar uma sensação super refrescante, pois melhora a micro-circulação da pele. Se você tem a pele oleosa ou mista, deve usar um tônico adstringente, já se sua pele for normal ou seca, um tônico hidratante

- 3º PASSO – HIDRATAR : Uma vez que a pele do seu rosto está limpa e seca, ela deve agora ser hidratada para que possa recompor a umidade que perdeu no decorrer do dia. Às vezes, o ressecamento da pele pode ser confundido até com rugas, que rapidinho “sumiriam” com uma boa hidratação. O creme hidratante vai depender, novamente, do seu tipo de pele, podendo até ser substituído por água termal no caso de quem tem a pele oleosa e se sente incomodado com o hidratante no rosto.

- 4º PASSO - PROTEGER : A proteção da pele do rosto fica por conta de um bom protetor solar PARA O ROSTO, que vai proteger sua pele dos raios UVA e UVB, evitando o envelhecimento precoce, manchas, rugas, e problemas mais sérios. O protetor para corpo não deve ser usado no rosto, pois pode aumentar a oleosidade e gerar espinhas.
O protetor solar deve ser usado todos os dias, e não só na praia, sobretudo nas partes que mais ficam expostas ao sol, devendo-se, mais uma vez e sempre, atentar ao protetor certo para o seu tipo de pele.
Uma boa dica para quem precisa reaplicar o protetor solar durante o dia, mas não quer estragar a make, é usar um pó com filtro solar. Mas apenas na reaplicação, pois ele não substitui o protetor em si.
“Mas Lorena, eu tenho a pele oleosa, se eu passar protetor solar antes da maquiagem não vai ficar uma melecada só, ou fazer minha maquiagem derreter com maior facilidade?” Se você usar um protetor solar adequado para o seu tipo de pele, no caso, livre de óleo ou muitas substâncias hidratantes, não! E o mercado hoje tem uma variedade muito grande de produtos para peles oleosas.


Os produtos mostrados aqui são apenas sugestões (muito boas!), e os marcados com um coraçãozinho são os que tenho usado no momento. Fiquem a vontade para escolher outros produtos, atentando SEMPRE para seu tipo de pele! E, sempre que possível, consulte um dermatologista.

Depois de aplicar o protetor solar no rosto, é só esperar a pele - a esta altura devidamente limpa, tonificada, hidratada e protegida - absorvê-lo, para então começar a maquiagem. Mas isso é assunto para ooooutro post...

6 comentários:

  1. Adorei suas dicas, amiga!!! Vou tentar seguir para cuidar da pele e manter sempre saudável.


    Jeysa

    ResponderExcluir
  2. to super curtindo amiga, beijo Rebeca

    ResponderExcluir
  3. eu uso o Anthelios, é mara!ele trata a pele, diminui sensivelmente a oleosidade, curto muito!

    :*
    Bianca

    ResponderExcluir