6 de setembro de 2013

Erros de Maquiagem: Como consertar?



Quem nunca olhou uma foto e descobriu que estava usando a base errada que atire o primeiro batom!!
A maquiagem pode ser a maior aliada na hora de realçar a beleza de cada rosto e disfarçar as imperfeições, mas também pode ser uma grande inimiga quando usada de forma errada.

Mas se até as famosas erram a mão na hora de se maquiar, não somos nós, reles mortais, que vamos nos descabelar e tentar tirar a calcinha pela cabeça  por conta de um errinho ou outro. O negócio é saber identificar o que é certo e o que é errado na hora de se maquiar, e, se possível, corrigir os deslizes.

Por este motivo, eu trouxe uma listinha dos erros de maquiagem mais comuns, e as formas de correção respectivas, para que ninguém passe vergonha por aí...




Um dos erros mais comuns é usar uma base de cor diferente da do seu tom de pele. Por isso devemos prestar muita atenção na hora de comprar a base, testando-a no próprio rosto e analisando-a em diferentes iluminações, não apenas dentro da loja. Nesse post aqui eu dou várias dicas para ajudar você a escolher o tom certo de base e não sair por aí fazendo propagando da Farinha Dona Benta ou com cara de tijolo.
Como consertar: Você pode misturar a base mais clara com uma base mais escura (ou vice-versa), chegando no seu tom de pele. Ou então pode aplicar sobre a base um pó mais escuro, para deixá-la menos branca, por exemplo.




Outro erro frequente é usar corretivo muito mais claro que seu tom de pele para iluminar a área abaixo dos olhos, criando o chamado efeito panda invertido. É um erro que pessoalmente pode até passar despercebido, mas que o flash não perdoa.
Como consertar: do mesmo jeito que se conserta o tom errado de base. E lembre-se, quanto menos concentrado (mais espalhado) o produto, mais suave ele irá ficar.




Tal como ocorre com o corretivo, o flash muitas vezes entrega que exageramos no uso do pó, principalmente em se tratando de pó translúcido, que por ser "invisível", é mais fácil de ficar concentrado sem que nós percebamos.
Como consertar: Basta usar um pincel de pó bem fofo para esfumar o pó que foi aplicado, de forma a deixá-lo bem uniforme e espalhado.




Precisa explicar? rs
Como consertar: Se você levou uma chinelada na cara pesou a mão no blush no final da maquiagem, com ela já toda pronta, calma, larga esse demaquilante e não se desespere.Você pode dar umas batidinhas com a mão, com um lenço ou algodão para tirar o excesso, e depois aplicar um pouco de pó em cima do blush, com um pincel de pó fofo, esfumando bem o blush. (Mas se você fez que nem a Brit, então pode pegar o demaquilante de volta....)




Na verdade o correto seria "sombra mal finalizada", pois há muitas técnicas de maquiagem cujo objetivo é de fato deixar a sombra mais marcada sem que isso signifique um erro, como no caso do cut crease. 
Estou me referindo aqui àquela sombra que deferia ter sido esfumada e não o foi corretamente, ficando aquela marcação feia entre as cores e entre a sombra e a nossa pele, que as vezes pode até deformar o formato do olho.
Como consertar:  Para que a sombra não fique com aquela marcação feia, você deve, fazendo jus ao nome do blog, ESFUMAR! O esfumado sempre deixa a maquiagem mais bonita, mais profissional, com um acabamento melhor, e você pode fazer isso usando uma sombra marrom e um pincel fofinho, com movimentos de vai e vem nas bordas da sombra aplicada.




Isso acontece quando o batom (normalmente escuro) transfere para o dente, em regra quando aplicado em excesso ou quando muito cremoso.
 Como consertar: Para consertar, só limpando o dente, né gente rs  Mas isto pode ser evitado, bastando que você não exagere no batom, sobretudo se ele for muito cremoso. De qualquer forma, é sempre bom ficar de olho em um espelhinho.

 


Este erro acontece quando preenchemos a sobrancelha com uma sombra muito escura, ou quando não tiramos o excesso da sombra ou do lápis usados para o preenchimento.
Como consertar: Basta você pegar um cotonete e ir passando na sobrancelha, tirando todo o excesso, até ficar do jeito que você deseja.




O batom borrado, passado fora dos lábios,  pode acabar com qualquer visual, sobretudo se for um batom escuro, que chama mais atenção ainda para a boca.
Como consertar: Basta usar um cotonete molhado de base e ir "limpando" os borrados, ajeitando o contorno.

E aí? Que outros erros vocês andam vendo por aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário