2 de setembro de 2013

À procura da base perfeita



Oi, Bonitas! Como foram de final de semana?

Hoje eu venho dar continuidade ao nosso guia de maquiagem para iniciantes (ou não). Já falamos sobre cuidados com a pele, e sobre primer. E o que vem agora? A base, é claro! Desde que comecei a me interessar por maquiagem, sempre quebrei a cabeça para encontrar uma base da qual gostasse. E hoje ainda digo que não encontrei minha base dos sonhos, mas continuo na busca. Pensando nisso, resolvi fazer o post de hoje, dando dicas que ajudem você a encontrar a base perfeita.

Lembrando que nesse “guia” eu pretendo abordar todos os passos da maquiagem da forma mais completa e democrática possível, para que você retire dele o que lhe for útil e melhor se adequar a você, pois como já falei em outro post, cada pessoa tem sua forma particular de se maquiar.

Mas voltando ao assunto. A Base tem por principal função cobrir pequenas imperfeições, uniformizando a cor da pele e dando a ela um acabamento mais bonito. Mas isso todo mundo já sabe. A questão é: “como escolher a minha base?”


TIPOS DE PELE

Em primeiro lugar, você deve ter em mente qual o seu tipo de pele, e a partir daí, escolher a base adequada para você. Se você tem a pele mista ou oleosa, dê preferência às bases oil free e que tenham acabamento opaco ou sem-opaco, fugindo das que contém óleo e substâncias hidratantes.Já se tem a pele a seca, faça o contrário, procurando bases com acabamento mais acetinado, fugindo das bases em pó, que tendem a ressecar a pele. Se você nasceu abençoada e tem a pele normal, se jogue em qualquer tipo de base.



ACABAMENTO



Em segundo lugar, é necessário definir qual a cobertura que você deseja. Prefere uma base de cobertura mais leve, natural – em geral para o dia-a-dia-, ou uma base de cobertura mais alta, mais pesada – usada, em regra, para a noite -? E lembre-se, nem sempre uma base pesada é sinônimo de maquiagem bem feita. Na maioria das vezes, as bases mais pesadas, de alta cobertura, deixam a pele mais artificial, por isso guarde elas para a noite, festas e eventos. Durante o dia, quanto mais natural, melhor.


Pele Mista/Oleosa - Cobertura Média/Alta

                                         
 Pele Mista/Oleosa - Cobertura Baixa/Média


Pele Normal/Seca - Cobertura Média/Alta

Pele Normal/Seca - Cobertura Baixa/Média 


COR

Por último , mas não menos importante – MUITO PELO CONTRÁRIO, PELO AMOR DE DEUS -, você precisa escolher a base correta para o seu tom de pele. “E eu faço isso perguntando para a vendedora, não é?” Não! Ou pelo menos, não apenas assim! Você deve testar a base em você mesmo, e não no pulso, na mão, na perna, ou seja lá onde. Mas NO ROSTO! A pele do nosso rosto é muito diferente da de outras partes do corpo, sobretudo quanto à coloração. Então teste sempre a base em uma pequena porção do rosto. E vá além. Saia da loja, se olhe no espelho sob outra iluminação (a iluminação da loja às vezes engana, por ser amarelada demais, ou branca demais), e se possível, na luz natural. A cor certa para você é a que some no seu rosto. E se a cor do seu rosto for muito diferente da do corpo (o que é normal, devido ao uso de protetor no rosto), verifique se a cor está igual a do colo ou pescoço.




APLICAÇÃO

Não existe a forma correta de aplicar a base. Existe a forma que você melhor se adapta, podendo usar os dedos, esponjas e pinceis (ver post sobre Kit Básico de Pincéis). Ela deve ser espalhada por todo o rosto – inclusive nas pálpebras-, e quanto mais pesada você desejar, mais camadas você pode construir.

E aí? Já sabem qual base comprar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário